
O frio e os animais de estimação
Com as baixas temperaturas, é tão importante manter o seu animal aconchegado e quente, tal como faz consigo.
Este frio, não está para brincadeiras, por isso, pense que se sente o frio o seu animal de estimação também o sente.
É necessário ter atenção redobrada com animais jovens e idosos que são mais vulneráveis e não têm as defesas de um animal adulto. O ideal, em temperaturas muito frias, é manter os animais dentro de casa, ou nessa impossibilidade, ficar num local devidamente abrigado do frio e chuva, com mantas ou cobertores para que se possam aquecer.
Perigos:
Em altura de frio, os gatos vão tentar abrigar-se em qualquer lugar que esteja quente, normalmente, os gatos de rua abrigam-se em motores e rodas de carros. Nestes casos, é fundamental espreitar por debaixo do carro, de modo a verificar se não existe nenhum gato junto às rodas ou fazer barulho no capot ou com a porta do carro.
Os cães de rua procuram espaços fechados, como garagens, varandas, janelas, covas etc onde se possam abrigar acabando muitas vezes por ficarem presos nesses locais, pelo que é importante verificar estes espaços (caso alimente algum animal de rua e que deixe de aparecer para comer como habitualmente acontece).
No caso dos animais de estimação que se encontram no interior de casa, têm tendência a aproximar-se de lareiras ou aquecedores. É importante ter atenção para não haver contacto com chamas ou superfícies quentes que possam pôr o animal em perigo.
Resumindo, nesta altura do ano, é necessário providenciar boas condições de aconchego ao seu animal de estimação. Nunca é demais relembrar, se sente frio, o seu animal de estimação também o sente e é o seu dever, cuidar dele.