Blog

Motivos pelos quais os gatos têm mau hálito.

Motivos pelos quais os gatos têm mau hálito.

Muitos de nós achamos que é normal que os gatos tenham um mau hálito. A verdade é que não podemos contar com um hálito fresco a menta, contudo, um cheiro intenso e agressivo frequente do nosso animal pode ter causas associadas, que devem soar como alerta. 


Os gatos com mais de 3 anos tendem a desenvolver algum tipo de problemas nas gengivas ou dentes, que podem originar o mau cheiro, são inúmeras as causas associadas, sendo as mais recorrentes:


Uma rotina irregular de higiene dental.

Acúmulo de tártaro - ocorre quando a placa não é escovada e endurece.

Gengivite - uma forma de doença gengival.

Doença periodontal - uma infecção das estruturas ao redor dos dentes, incluindo as gengivas.

Comida - os restos ficam alojados entre os dentes ou a recorrência de comidas mais intensas.

Diabetes 


Quando devemos ir ao veterinário?


Sempre que forem verificadas alterações nas rotinas, saúde e comportamento do seu bichano, e caso apresentem alguns dos seguintes sintomas:


Gengivas avermelhadas

Manchas amarelas nos dentes

Baba constante

Dificuldade em mastigar

Perda de apetite

Perda de peso


Caso o seu animal sofra com alguma destas causas, deverá consultar o veterinário e aguardar pelo diagnóstico e respetivo tratamento. 


Como devemos prevenir o mau hálito do nosso gato?


Para prevenir o mau cheiro, deve-se implementar uma rotina dental diária com os produtos adequados e recomendados para o seu gato, e verificar periodicamente o hálito e a boca do felino. 


A Get D´Box tem presente estes problemas e todos os meses procura diversificar os snacks incluídos, apostamos em vários sabores, formatos, marcas e nutrientes, de modo, a evitar alimentos concentrados e pesados para o seu animal. Durante o ano, procuramos ter produtos de higiene, snacks ou brinquedos que ajudem na prevenção do mau hálito. 

Ninguém conhece o seu gato, melhor que você. Por isso, cabe-lhe a si cuidar e zelar pelo seu animal. Visitar o veterinário regularmente pode ajudar na prevenção de problemas maiores.


×