Blog

Dicas para viajar em família (com pets!)

Dicas para viajar em família (com pets!)

Passar tempo em família é algo sem preço e quando há a possibilidade de explorar um lugar novo a experiência torna-se ainda mais especial. Mas quando há crianças pequenas e animais de companhia envolvidos, há desafios que surgem… A Babysits e a Get D’ Box preparam uma lista de dicas úteis para planear a sua viagem em família sem stress e contratempos!

 

Prepare as crianças e os patudos

Para uma viagem mais suave, tenha em mente a importância da preparação prévia de toda a família. Certifique-se de que o seu patudo está habituado a andar com a trela e a permanecer na transportadora durante várias horas. Tenha em conta se ele costuma enjoar no carro ou ficar ansioso com lugares novos cheios de desconhecidos (como um comboio, por exemplo). Se for o caso, fale com o seu veterinário sobre a possibilidade de o sedar levemente antes da viagem.

Durante a deslocação é extremamente importante ter sempre uma taça de água e comida, bem como o seu cobertor e brinquedo favorito para o manter confortável e seguro. Alerte as suas crianças para o facto de o patudo poder estar nervoso com a viagem e instrua-as a fazer-lhe mimos, respeitando sempre o seu espaço. Não se esqueça dos snacks para as crianças e de algum tipo de entretenimento, como um livro ou um brinquedo!

  

Escolha a transportadora adequada

Diferentes animais requerem diferentes transportadoras. A escolha irá sempre recair no tamanho do animal, afinal é impossível colocar um Dobermann numa transportadora de gatinho! A caixa deve ter espaço suficiente para que o animal fique em pé, sentado ou deitado com tranquilidade e conforto.

Como teste, coloque o peludo em pé na transportadora e observe se ele cabe. Deve ainda conseguir deitar-se e até girar sobre si mesmo sem dificuldade. Para o caso da viagem, tenha a certeza de que a caixa tem também espaço para colocar alimento, água, um cobertor e até um tapete absorvente para longas viagens sem possibilidade de paragem. Se todas essas ações forem possíveis, então a transportadora é indicada para o seu animal de companhia!

Se viajar de carro, não se esqueça fazer paragens frequentes e deixá-lo sair para apanhar ar, mover o corpo, comer e atender às suas necessidades fisiológicas.

Procure por alojamentos adequados para animais de companhia e crianças

Este pode ser um dos maiores desafios. Ao viajar com crianças e animais, é necessário certificar-se de que o seu alojamento é kid e pet-friendly. Muitas das vezes, os hóteis têm quartos específicos onde os animais podem ficar consigo e com a sua família. O hotel pode também oferecer-lhe uma cama para dormir, tigelas de comida e água, e até um local designado para ele ir à casa de banho. Relativamente às crianças, os hotéis podem oferecer amenidades especiais, tais como buffets amigos das crianças, piscinas, salas de jogos, e até complexos desportivos!

Caso esteja aberto a outras opções, uma moradia também poderá funcionar bem. Em princípio terá mais espaço para se instalar e, muitas das vezes, até um jardim para as suas crianças e pets brincarem à vontade. Na plataforma AirBnB, por exemplo, tem a possibilidade de filtrar as suas preferências para alojamentos que aceitam animais e são adequados a crianças. O campismo é outra ótima opção já que a maioria dos parques permitem animais e o seu patudo terá imenso espaço para brincar!

Defina um itinerário e um orçamento

Viajar tem os seus custos, especialmente quando crianças e animais estão envolvidos. Para manter a organização e poder visitar todos os locais que tem em mente, há que planear com alguma antecedência e definir um itinerário de acordo com o orçamento da sua família.

Por exemplo, caso queiram visitar um museu, pensem na possibilidade de terem de contratar um pet-sitter que possa cuidar do vosso patudo durante algumas horas. No entanto, se se decidirem por atividades ao ar livre esse não será um custo a considerar, pois poderão levar o vosso animal de companhia com vocês! Poupar em alimentação ao fazer piqueniques, por exemplo, é também uma boa opção para momentos em família em que todos podem participar.

Aventuras ao ar livre como caminhadas ou passeios a pé são uma ótima forma de envolver tanto as crianças como os animais de estimação. Caminhadas e passeios ao ar livre permitem gastar alguma energia e estar perto da natureza sem gastar demasiado dinheiro. Se quiserem fazer compras, podem também optar por um centro comercial ao ar livre que aceite o vosso patudo.

 

Tenha sempre snacks e água!

Esta é, provavelmente, a dica mais importante para uma viagem em família sem constantes birras e aborrecimentos. Quando saem de casa de manhã, nunca sabem quando irão regressar e não vai querer que os seus pequenos e o seu peludo passem fome ou sede. Certifique-se de que tem muitas garrafas de água, snacks pré-embalados e comida para animais de estimação consigo, em caso de emergência. Também pode procurar restaurantes ou mercearias locais nas proximidades.

 

Este artigo foi escrito pela Babysits, a maior plataforma online de babysitting em Portugal. Nesta plataforma, poderá encontrar uma babysitter perto de si e rapidamente obter apoio para a sua família.
As imagens apresentadas são dos arquivos gratuitos "Freepik" e “Pexels”

×