
3 Atividades divertidas e educativas para crianças e pets
Se tem crianças e animais de companhia, sem dúvida que a sua casa é uma verdadeira animação! Com o caos da semana de trabalho, pode ser difícil ter tempo para dar toda a atenção que os seus pequenos e os seus patudos precisam para crescerem felizes e saudáveis. Mas não se preocupe, esta semana a Babysits e a Get D’ Box trazem-lhe mais dicas úteis que irão ajudar de certeza!
Veja esta lista de atividades simples e educativas para entreter as suas crianças, ao mesmo tempo que as ensina a respeitar o seu animal de estimação e passar bons momentos com ele. Prometemos diversão garantida!
1 – Pelos olhos do meu pet
Entre nesta atividade imersiva e convide o seu filho a ver o mundo da mesma forma que o vosso animal de estimação. Se a criança tiver idade suficiente para usar um telemóvel, esta é uma ótima forma de compreender um pouco melhor o vosso cão ou gato. Também se vai divertir a partilhar os seus vídeos com a família!
Para esta atividade, vão precisar de:
- Telemóvel com câmara de filmar ou lápis de cor e papel
Primeiro passo: De gatas, a criança deve pegar na sua “câmara de filmar”, e seguir o cão ou gato pela casa. O que vê o seu animal de estimação? O que é que ele faz? Como será que ele se sente? Não se esqueça de explicar ao seu filho a importância de respeitar o espaço e vontades do vosso peludo.
Segundo passo: Com a ajuda de um adulto, editar o vídeo e chamar-lhe "Um Dia com o Meu Animal de Estimação".
Caso a criança seja demasiado pequena, pode sempre acompanhá-la e tomar o controlo do telemóvel. Se não tiver um telemóvel com câmara de filmar, peça-lhe que realize o exercício com lápis de cor e papel. A criança pode desenhar quatro ou cinco ilustrações com base no que viu durante as suas observações. Se adicionar legendas, os resultados podem ser hilariantes!
2 – Retratos dos patudos da minha rua
Em Portugal, os animais de companhia são cada vez mais comuns em qualquer casa. Certamente que os seus vizinhos terão um gato ou um cão que se cruza convosco na rua de vez em quando. Que tal desafiar a sua criança a sair para um passeio e fotografar ou desenhar – com a autorização do adulto responsável, claro – os bichinhos da vossa rua? Para incluir o vosso próprio pet na atividade, levem-no com vocês!
Para esta atividade, vão precisar de:
- Telemóvel ou máquina fotográfica
- Folhas de papel e lápis de cor ou marcadores
Primeiro passo: Leve a sua criança para um belo passeio pela vossa vizinhança. Não se esqueçam de levar o vosso patudo!
Segundo passo: Converse com os vossos vizinhos e peçam para fotografar/desenhar o animal de estimação deles. É importante respeitar a privacidade e segurança de todos!
Terceiro passo: Hora da ação! Encoraje o seu filho a prestar atenção aos detalhes de cada animal e a fazer os melhores retratos. No final, podem até oferecer a fotografia ou desenho aos vossos simpáticos vizinhos!
3 – Um estudo do meu patudo
O vosso cão ou gato está a tentar dizer-vos algo. Compreendem-no?
Compreender um animal de estimação é uma das melhores formas de o ajudar a comunicar e a cuidar dele. Quer tenha um cão, um gato, ou qualquer outro animal de estimação, incentive a sua criança a observá-lo e a ouvir os sons que ele faz para ver como ele comunica convosco e com outros animais.
Para esta atividade, vão precisar de:
- Caderno de notas
- Caneta
- Marcadores
Primeiro passo: A criança deve observar especificamente os olhos, orelhas, caudas, patas e pêlos do vosso animal, prestando atenção a todo o seu corpo. Peça-lhe que tente descobrir o que ele está "a dizer" usando o seu corpo.
O vosso cão ou gato corre para trás e para a frente entre vocês e a sua tigela de comida? (Talvez ele esteja a dizer: "Está na hora do meu jantar!") Ou entre vocês e a porta? ("Vamos lá para fora!") Será que o vosso animal de estimação rebola e olha para vocês para vos dizer que quer festinhas na barriga?
Os animais também usam a voz de mais maneiras do que possamos pensar. Quantos latidos diferentes tem o vosso cão, e o que significa cada um? É provável que ele tenha um latido para "Alguém está à porta" e outro para "Ei, pisaste-me a cauda!”
Provavelmente também rosna, chora, e faz outros sons. Cada som significa que ele está a tentar comunicar com vocês ou com outro animal. É o mesmo com o vosso gato. Pode ter um miau para dizer: "Alimenta-me!" e outro para dizer: "Posso entrar agora?".
Segundo passo: Em conjunto, tentem fazer um dicionário comportamental do vosso pet, no qual escrevem todas as diferentes formas de comunicação do vosso patudo animal e o que pensam que cada coisa significa. O seu filho pode fazer desenhos de como o vosso animal se parece quando está a "dizer" coisas diferentes. Quanto mais prestarem atenção ao vosso peludo, melhor o compreenderão!
Este artigo foi escrito pela Babysits, a maior plataforma online de babysitting em Portugal. Nesta plataforma, poderá encontrar uma babysitter perto de si e rapidamente obter apoio para a sua família.
As imagens apresentadas são dos arquivos gratuitos "Freepik" e “Pexels”