Blog

10 vantagens de crescer com animais de estimação

10 vantagens de crescer com animais de estimação

10 vantagens de crescer com animais de estimação


Todos sabemos que os animais de estimação são um excelente acréscimo a qualquer família, mas sabiam que também são uma influência positiva para o desenvolvimento das crianças? As vantagens de crescer com animais vão muito para além de ter um peludo com quem nos aninhamos!

Uma criança sentada no sofá com o gato ao colo e o cão ao lado.


Crescer com animais tem um impacto positivo no nosso bem-estar emocional e físico de diversas formas. Os animais ensinam-nos a sentir empatia com outros seres para além de nós mesmos, ajudam-nos a desenvolver um sentido de responsabilidade e até podem ter um impacto positivo na nossa autoestima e confiança. Um estudo de 2017 concluiu que existe uma relação entre as crianças que têm animais e o desenvolvimento da autoestima, da capacidade cognitativa e de competências sociais. Continuem a ler para saber mais sobre a forma como os animais influenciam o densenvolvimento das crianças.

Construir relações com animais ajuda-nos a construir relações com outros

Desde muito cedo, as relações que temos com outros (sejam eles humanos ou animais) têm um forte impacto na forma como construímos e mantemos relações durante o resto da vida. Ter um animal de estimação ajuda-nos a desenvolver relações de confiança com outros e desenvolve laços fortes com os nossos amigos peludos.

Os animais são ótimos confidentes! 

Existem algumas coisas que simplesmente não queremos dizer em voz alta. Os animais são excelentes “ouvintes” dos nossos segredos e pensamentos privados. Da mesma forma que as crianças falam com os seus brinquedos, os animais também podem passar a ser confidentes. Os animais são ainda um veículo para as crianças expressarem as suas emoções e proporcionam uma oportunidade de se expressarem sem receio de julgamentos.

Os animais ensinam as crianças a serem responsáveis

Seja encher a tigela de água, dar-lhes um banho ou levá-los a passear diariamente, cuidar de animais incute nas crianças um sentido de responsabilidade muito importante. Todos temos a necessidade de nos sentirmos úteis ou necessários, e os animais oferecem uma excelente oportunidade para as crianças começarem a ajudar desde cedo.

Os animais ligam-nos à natureza 

Viver nas cidades e ter contacto apenas com outras pessoas pode deixar-nos desligados do mundo natural à nossa volta. Cuidar de um animal diferente de nós faz-nos sentir respeito pelos outros seres vivos e pela natureza em geral.

Os animais podem ajudar a reduzir o stress

Dar mimos aos nossos animais ajuda-nos a reduzir o stress, a solidão e a ansiedade. Quando damos festas ao nosso gato ou ao nosso cão, ou dormimos perto deles, esquecemo-nos do que se passa à nossa volta e apenas desfrutamos do momento.

Os animais ensinam as crianças a sentir empatia

Quando temos a responsabilidade de cuidar de outro ser vivo, isso força-nos a olhar para além de nós mesmos e pensar nas necessidades dos outros. Além disso, também ensina as crianças a saberem interpretar sinais não-verbais nos outros. Por exemplo, as crianças pensam para si mesmas “o animal tem fome?” ou “será que tem frio/calor?” e agem de acordo com a sua interpretação. Ter de pensar nas necessidades dos outros ajuda as crianças a desenvolverem uma empatia natural, capacidade esta que muitas vezes faz falta nos bullies.

Os animais mantêm-nos ativos

Ter animais também é bom para a saúde física das crianças. Ter um cão significa que é mais provável que as crianças passem tempo no jardim a brincar com o seu companheiro. Além disso, os cães precisam de ir à rua diariamente para se manterem felizes, saudáveis e em forma, tarefa que as crianças mais velhas podem começar a ter.

Os animais são positivos para a nossa saúde física

Crescer com animais também significa que é menos provável que se desenvolvam alergias comuns ou asma. Afinal, estar rodeado de pêlo de cão estes anos todos finalmente compensou! 

Os animais proporcionam experiências educativas

Quando temos um animal desde a nossa infância, vivemos o ciclo da vida através dele. Vemo-lo a crescer de cachorro a cão adulto, levamo-lo ao veterinário quando está doente e, infelizmente, quando chega a sua hora, fazemos luto quando morre. Esta aprendizagem é muito importante para as crianças levarem consigo para o resto da vida.

Os animais ensinam-nos competências verbais e sociais

Talvez já tenham notado que as crianças pequenas têm tendência a ter grandes conversas com os seus animais de estimação, mesmo antes de serem capazes de construir frases corretas. Os animais não só proporcionam benefícios emocionais e físicos, como ajudam as crianças a aprender aptidões sociais e verbais enquanto balbuciam com os seus animais. Os animais também são bons ouvintes para as crianças que estão a aprender a ler, já que poderão não sentir-se à vontade para ler em voz alta para outros, mas não se importarão de o fazer para os seus companheiros peludos.


Este artigo foi escrito pela Babysits, a maior plataforma online de babysitting em Portugal. Nesta plataforma, poderá encontrar uma babysitter perto de si e rapidamente obter apoio para os seus filhos.


×